No principio de tudo…

///

No princípio de tudo
Segundo a Bíblia dos humanos 
Deus criou os céus e a terra.

Enquanto tudo isto acontecia,
Assim, em nossa futura morada…
Em um ponto remoto do Universo,
AlfhagaVix se via confuso ao projetar Ivi

A massa relutava em ser moldada,
Como se tivesse vida própria,

Curiosidades sobre a imagem do espaço usada no começo de Origens Encantadas? Vamos lá… Descansando na cauda da Ursa Maior na constelação da Ursa Maior está NGC 5585, uma galáxia espiral que é mais do que parece. 

As muitas estrelas e nuvens de poeira e gás que compõem NGC 5585, mostradas aqui nesta imagem do Hubble, contribuem com apenas uma pequena fração da massa total da galáxia. 

Como em muitas galáxias, essa discrepância pode ser explicada pela presença abundante, mas aparentemente invisível, de matéria escura, um material misterioso que os astrônomos não podem observar diretamente. 

O disco estelar da galáxia se estende por mais de 35.000 anos-luz. Quando comparada com galáxias de forma e tamanho semelhantes, NGC 5585 se destaca por ter uma composição notavelmente diferente. 

Contribuindo para a massa total da galáxia, contém uma proporção muito maior de matéria escura. Pontos quentes de formação de estrelas podem ser vistos ao longo dos fracos braços espirais da galáxia.Essas regiões brilham em um azul brilhante, contrastando de forma impressionante com o fundo sempre preto do espaço.

Creditos da Imagem:

Image credit: ESA/Hubble & NASA, R. Tully; acknowledgment: Gagandeep Anand

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Previous Story

Super Shen em Money

Next Story

Super Shen em Todos temos problemas.

Latest from As Crônicas de Ivi

error: Content is protected !!