Vila Grokos em As Crônicas de Ivi é a cidade mais populosa de toda Ivi. Tem vida própria e, devido a seu comércio, se tornou maior que a capital do reino, Lufar.
Confira parte do texto completo e excluido do livro A Fada e o Bruxo
A VilaGokros havia crescido e recebido muita imigração de povos de outros reinos em IVI. Tudo por conta dos campos férteis próximos ao Rio DEFRAREGIS. A alta qualidade da produção nos campos refletia os negócios e transações efetuadas na Vila que se tornou um dos mercados com mais referencias por todo o planeta.
A VilaGokros também por conta de tanto comércio e gente vindo e voltando praticamente havia se tornado maior que a cidade de Lufar, a capital de ErasBlack
Outra característica interessante da Vila é que ela tinha sido escolhida há muito tempo atrás para ser a cidade onde as Fadas de Origem iriam morar como seres convencionais.
Em um novo conceito defendido na época por Sucreá as fadas poderiam constituir famílias e viver como qualquer outra pessoa no planeta. Então várias das fadas de Origem que haviam migrado da Floresta se apaixonaram e envolveram com pessoas das cidades. Um pequeno contingente delas também desistiu de ErasBlack e proibidas de voltar para o atual Bosque foram embora para outros reinos e lugares distantes um quanto remotos de IVI.
Sucreá na época imagina que as Fadas pudessem engravidar e dar seqüência a linhagem de crianças abençoadas por Sufix de Qualidade. Só que nada disto aconteceu e nunca mais se ouviu falar de uma fada que viesse a dar a luz.
A VilaGokros, portanto era onde Brigite, Lor entre outros seres encantados passaram a viver e onde viviam distantes alguns minutos da Casa das Fadas, do reino e de Lufar que ficava aos pés do castelo.
Fatos Relevantes
Durante o reinado de Kimius com um rio adoecido, as famosas colheitas estariam comprometidas, devido ErasBlack tirar do comércio na cidade seu sustento na base de impostos sobre a venda de produtos a outros reinos.
É aqui que Lor e Brigitte foram morar junto de outras fadas que deixaram a Floresta Encantada.