Entrevista de F.Medina
ao Caderno de Economia do Jornal da Manha em 23.Dezembro. 2010
A procura por pacotes turísticos para as férias de janeiro cresceu em torno de 15% em Ponta Grossa, sendo que a região do Nordeste aparece como o principal destino dos turistas. A maior parte dos contratos foi fechado nos meses de setembro e outubro. No exterior, destinos como o Caribe e América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile são os mais requisitados. Quem deixou para a última hora pode pagar mais caro.
O proprietário da agência de turismo Naiade, Francisco Medina, diz que dos pacotes fechados pela agência em torno de 12% a 15% são para o exterior e 21% nacionais. “Esse crescimento de pessoas que querem viajar dentro do Brasil representa a ascensão da classe C. Já o incremento de 15% nas viagens internacionais significa que as classes A e B estão indo mais ao exterior”, diz.
Segundo ele, dentro do âmbito nacional, Porto de Galinhas desponta no ranking de preferência dos turistas, em função das piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. “A procura por Fernando de Noronha também é significativa, mas o preço é mais acessível para Porto de Galinhas”, diz.
Já no exterior os lugares que mais chamam a atenção do turista são Nova Iorque, Paris e Orlando, principalmente para o Révellion. No Caribe, a região de Punta Cana – que possui oito quilômetros de areia branca e fina, com águas cristalinas cercada por corais – tem chamado a atenção dos turistas.
O vendedor da CVC Turismo em Ponta Grossa, Roberto Silva, frisa que o turista se antecipou neste ano nas compras de pacotes. Os cruzeiros para Révellion e Natal já estão esgotados. Já os que não optaram por cruzeiros terão como principal destino o Nordeste brasileiro, como Porto Seguro, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. “No exterior, o Caribe é muito procurado, além de destinos da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile ”, finaliza. (P.B.M.D)