4 FliCampos de Ponta Grossa

/

FLICAMPOS – Maior evento cultural do ano recebe ajustes finais

Os últimos ajustes para o evento cultural que ficará marcado na história de Ponta Grossa estão concluídos esta semana. O Festival Literário Internacional dos Campos Gerais (FliCampos) é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que não mediu esforços para trazer a região dos Campos Gerais um evento cultural amplo, completo e acessível a toda população.

De 1º a 6 de maio, o FliCampos terá atividades no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, no Campus Central da UEPG, no Cine-Teatro Ópera, no Centro de Cultura, no Shopping Palladium, na Biblioteca Pública Estação Saudade, na Casa da Memória Estação Paraná, no PRIME e no Centro de Eventos. Durante o evento, serão promovidas várias modalidades literárias com uma programação diversificada, direcionada a todos os tipos de público, como palestras de grandes escritores, atividades artísticas e culturais e shows. O principal objetivo, segundo a secretária de Cultura e Turismo, Elizabeth Schmidt, é estimular cada vez mais a produção literária local, além de propiciar à comunidade a oportunidade de vivenciar os vários aspectos do setor da literatura como mais uma forma de crescimento e conhecimento.
Diversos escritores de renome nacional e internacional já confirmaram presença no 1° FliCampos.

As participações de Domingos Meirelles, F.Medina, Guilherme Fiuza, Peter O’Sagae, Cleber Fabiano da Silva, Fabio Guolo, Alexandre de Castro Gomes, Sandra Pina, Roberto Alvim, Affonso Romano de Sant’Anna, Almir Correia e André Vianco já estão programadas. Também estão garantidas as presenças internacionais do renomado e polêmico fotógrafo italiano, Oliviero Toscani, e do escritor Domenico De Masi, no dia 6 de maio.

Dentro da programação, o show com a cantora Maria Gadú foi confirmado para o dia 5 de maio, no Centro de Eventos.
A primeira edição do FliCampos será em homenagem aos centenários de nascimento da poeta paranaense Helena Koloky, que atuou como professora em Ponta Grossa, e do escritor baiano Jorge Amado. O evento também integra a 26ª Semana da Cultura – Bruno e Maria Enei, resgata a Feira do Livro de Ponta Grossa, em sua 4ª edição, a FELLIN – Feira de Literacia e Linguagens Inclusivas; o 2º Encontro de Comunicação e Educação; a Praça das Falas (palestras e mesas redondas com escritores convidados); a Mostra de Linguagens Digitais e Novas Tecnologias para o livro e leitura; o Encontro Regional de Bibliotecas Públicas do Paraná; o Encontro de Quadrinhos e RPG dos Campos Gerais; e a Mostra de Destinos Turísticos dos Campos Gerais.
Para a formatação do evento vários órgãos e entidades participaram de um grupo de trabalho em 2011, para elaboração de propostas e linhas mestras indicadas por comissões executivas de cada segmento do Festival. Participaram do grupo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Secretaria Municipal de Educação, o Núcleo Regional de Educação, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais, a Academia de Letras dos Campos Gerais, a Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, o SESI, o SESC e representantes dos Conselhos Municipais de Turismo, Patrimônio Cultural e Educação. O FliCampos conta com vários parceiros como a Biblioteca Pública do Paraná, o Jornal Diário dos Campos, o Jornal da Manhã, Copel, Sanepar, Viação Campos Gerais, Secal, Citroen, Editora FTD e Livrarias Curitiba.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Previous Story

I Odisséia Fantástica em Porto Alegre 2012

Next Story

Francisco Medina na Flicampos em Ponta Grossa

Latest from Francisco Medina

Adeus Fnac Brasil

Adeus Fnac Brasil – Na foto acima, com celular antigo, qualidade ruim. Estou feliz por ver