Coluna Adega Novembro 2013

6 de novembro de 2013

Escrevo direto do hall do meu hotel em Mendoza na Argentina com vista para o jardim de parreiras de Malbec. Estou por aqui para conduzir um pequeno grupo de apreciadores de boa comida e bebida. Em nosso roteiro estão restaurantes premiados e bodegas… algumas das 1.300 espalhadas por este paraíso gourmet. 

Muita gente ainda não familiarizado com o mundo dos vinhos, deve achar uma verdadeira maluquice “Uma viagem somente para tomar vinhos?.’ Mas existem um bocado de emoções diferenciadas por trás de uma viagem gastronômica, onde os vinhos, acredite, são somente a bebida oficial.

Para ilustrar o que vem acontecendo por aqui. Os vitivinicultores vem buscando conduzir os visitantes através do que chamam experiência completa. O que é isto? Vou explicar por meio de um relato de como funcionam as visitas neste tipo de viagem. 

Primeiro Estágio da Visita: Ao chegarmos nas bodegas somos incorporados à paisagem vitivinícola que margeia a cordilheira. Com paciência observamos todo o ciclo, o deserto se transformado em Oasis através dos rios oriundos do derretimento da neve dos Andes. Toda esta magica combinação torna Mendoza detentora de atributos únicos: clima mediterrâneo seco de altitude, com brilho solar intenso e um ótimo solo permeável. Vamos caminhando pelos parreirais percebendo a força de uma agricultura a base de engenharia agrônoma, capaz de gerar  frutos excepcionais. 

Segundo Estágio da Visita: Chegamos ao edifício, onde compreendemos como é feito, a partir de um fruto, um vinho. Os edifícios geralmente são como templos arquitetônicos. Por exemplo, na Bodega Salentein uma sala de concerto foi construída para guardar os barris. Melhor de tudo é que lá tem um piano e a acústica é fantástica. Minha mulher Carolina inclusive tocou algumas notas.

Terceiro Estágio da Visita: Não há segredos… que tudo termine em uma charmosa sala de degustação. Quer dizer… Termina na lojinha da Bodega. Afinal eles aprenderam com a Disney, e vendem seus produtos antes dos visitantes deixarem suas dependências.

Estágio Avançado: Que tal dormir um uma das Bodegas? Você pode! É legal, embora não tão barato. Já providenciei a experiência para algumas pessoas que voltaram dizendo que valeu cada real gasto.

Gostou? Que tal vir com a gente nas próximas vezes. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Conheça a Naiade Viagens

Conheça a Naiade Viagens

A empresa de turismo de Francisco Medina. Diferente e inovadora, a Naiade é uma Love Brand Brasileira.

Compre A Fada e o Bruxo

Compre A Fada e o Bruxo

Compre: O Legado Troller

Compre: O Legado Troller

Compre: O Principe e a Sereia

Compre: O Principe e a Sereia
Previous Story

Show Black Sabbath – Rio de Janeiro – 2013

Next Story

Llau Llau Rising

Latest from Colunas

Cervejas no Caribe

Cervejas no Caribe Da última vez, escrevi enquanto visitava a região de Champagne, na França. Falei sobre minha experiência em visita pelas
error: Content is protected !!