Super Shen Volume 42
As Aventuras do Super Shen
Edição 2011 lançada por F.Medina
Recentes informes dão conta que o Super voltou para escola. Depois de ver Harry na escola, Luce na escola, Bella na escola. Que tal acompanhar o Super aprendendo de tudo.
Para os especialistas, o sucesso dos estudantes da China, assim como dos alunos de outras partes da Ásia, como Coreia do Sul, Cingapura e Hong Kong, é explicado por um sistema que enfatiza a disciplina, o aprendizado por memorização e a preparação obsessiva para as provas. Os estudantes ficam na escola até as 16 horas, não assistem televisão e só são admitidos no mercado de trabalho depois de completarem 16 anos.
“É raro encontrar uma criança que receba um treinamento tão intenso quanto o que é oferecido na China”, disse Sun Baohong, especialista em educação da Academia de Ciências Sociais de Xangai. “Se o teste envolve matemática e ciência, não há dúvida de que os chineses vão superar a concorrência.”
Mas muitos educadores dizem que a força da China na educação representa também uma fraqueza. O sistema educacional do país é muito voltado para as provas, as escolas sufocam a criatividade e a pressão exercida pelos pais muitas vezes priva a criança das alegrias da infância, dizem eles. “São dois lados da mesma moeda: as escolas chinesas são muito competentes na preparação de seus alunos para provas padronizadas”, escreveu Jiang Xueqin, vice-reitor da Escola do Ensino Médio da Universidade de Pequim, em artigo publicado no Wall Street Journal.
“Por isso, elas fracassam em prepará-los para a educação superior e para a economia do conhecimento.” Jiang disse que os chineses enfatizam demasiadamente as provas, produzindo alunos sem curiosidade e desprovidos da capacidade de pensar de maneira crítica e independente.”Os estudantes ficam com uma mentalidade muito estreita”, disse. “A China precisa de empreendedores e inovadores.” Trata-se de uma queixa comum no país. Os educadores dizem que uma ênfase excessiva nos testes padronizados é em parte responsável pela escassez de novas empresas inovadoras e criativas na China.
E executivos de empresas globais que operam no país dizem enfrentar dificuldades para encontrar funcionários que pensem com criatividade e solucionem problemas. Sob muitos aspectos, o sistema reflete o passado confucionista do país. Espera-se das crianças que honrem e respeitem seus pais e professores. Embora Xangai seja renomada pela preparação de seus alunos, os administradores locais tentam tornar os currículos mais variados e estender um maior grau de liberdade aos distritos.