HaiShen Ataca no Japão. E no sul do país pessoas começam refugiarem antes de um poderoso tufão atingindo o aglomerado sul das ilhas japonesas de Okinawa. Muita emoção pela frente com chuvas torrenciais e rajadas de vento violentas. O nome deste bicho é Haishen. Deus do Mar. Deus? Shen? Nosso super vai entrar em ação em defesa do Japão.
acompanhe o drama
A Agência Meteorológica do Japão disse que Haishen, com ventos sustentados de até 180 quilômetros (112 milhas) por hora no início do sábado, estava em curso para atingir Okinawa no domingo, e mais tarde a principal ilha do sul de Kyushu.
Mas a chuva torrencial, as marés altas e os ventos atingirão antes do tufão, disse a agência.
Haishen, ou “deus do mar” em chinês, estava se movendo para o norte a 15 km / h (9 mph) do mar, ao sul de Minami Daito, uma ilha ao sul do Japão. O curso projetado tem Haishen atingindo a Península Coreana na terça-feira.
O funcionário da agência meteorológica Yoshihisa Nakamoto disse estar preocupado com as pessoas ficando em casa, em vez de fugir, por causa do medo do coronavírus.
“Você não deve evitar sair por causa de tais temores”, disse ele a repórteres, enfatizando que as comunidades locais terão medidas de distanciamento social em vigor nos locais de evacuação.
No início da semana, o tufão Maysak atingiu o sul do Japão, ferindo dezenas de pessoas e cortando a energia de milhares de casas. Um navio de carga transportando 43 tripulantes e 5.800 vacas da Nova Zelândia virou na costa do Japão. Duas pessoas, ambas filipinas, foram resgatadas na sexta-feira e um corpo foi recuperado. As equipes de resgate também avistaram dezenas de carcaças de vacas flutuando na área.
A busca foi temporariamente interrompida por causa do tufão Haishen, de acordo com o governo filipino. Os dois filipinos resgatados falaram com suas famílias, disse o Departamento de Relações Exteriores em um comunicado.
Tipos de Furacao
Ciclone, tornado, furacão… é uma coleção de nomes sobre o que é, aparentemente, um mesmo fenômeno atmosférico: uma forte onda de ventos que se apresenta em formato giratório ou circular e que é bastante destrutiva. Vamos entender a diferença?
Como tufão e furacão são dois subtipos de ciclones, vamos, primeiramente, tentar entender a diferença entre ciclone e tornado:
Ciclone – refere-se a um movimento de ar giratório que se apresenta em uma grande área, envolvendo centenas de quilômetros. Costuma apresentar ventos com velocidades iguais ou superiores a 120 km/h e é bastante destrutivo, pois atinge um grande número de áreas.
Tornado – também é um movimento de ar giratório, mas que se estabelece em uma área menor, embora se apresente em velocidades maiores, que giram em torno dos 500 km/h ou mais. O grau de destruição do tornado, nos pontos onde passa, é até maior que o do ciclone, porém atinge uma área mais restrita.
Uma boa maneira de compreender a diferença entre ciclone e tornado é imaginar que um ciclone não pode ser visto a olho nu de forma que o observador contemple toda a sua extensão, pois isso só é possível com imagens de satélite.
Afinal, ele pode alcançar os 1500 km de diâmetro. Por outro lado, os tornados são perfeitamente visíveis diretamente (tal qual a imagem no início deste texto), uma vez que seu diâmetro não costuma ultrapassar os 2 km.
Os ciclones dividem-se em tropicais e extratropicais. Os últimos ocorrem em áreas de latitudes médias, por um sistema de baixa pressão e sem calor em seu núcleo; já os primeiros apresentam-se em áreas tropicais, por um sistema de alta pressão e com grande calor em seu núcleo. Dessa forma, tufão e furacão são dois tipos de ciclones tropicais.
A diferença entre furacão e tufão é apenas a localização geográfica onde ocorrem, pois receberam nomes distintos nas diferentes regiões em que se apresentaram.
Furacão – forma-se no Oceano Atlântico ao norte, no Mar do Caribe, no Golfo do México e no Oceano Pacífico próximo ao litoral da América do Norte.
Tufão – forma-se no Oceano Pacífico a leste da Linha Internacional de Data, próximo ao Japão, ao sul da Ásia e também na porção leste do Oceano Índico.
Observação: quando um tornado se forma sobre o oceano, recebe o nome de tromba d’água.