Show do Queen no Hyde Park em Londres 2008. Para quem não sabe sou meio maluco pela banda Queen. E eu nunca tinha visto a mesma tocar. Em meio a nossa lua de mel o Queen fez parte do show para celebrar os 90 anos de Nelson Mandela, ex-presidente sul africano e prêmio Nobel da Paz.
Mas se o líder do movimento antiapartheid subiu ao palco, esta noite, foi para agradecer a homenagem e sobretudo aos que pagaram ingressos e que vão contribuir assim para a campanha de luta contra a Aids.
O concerto foi batizado de 46664, número de registro de Mandela durante os 27 anos em que ficou preso durante o regime racista na África do Sul. O número de ingressos vendidos para o show desta sexta-feira foi exatamente o mesmo : 46.664. O megaconcerto no Hyde Park, a maior área verde da capital inglesa, reuniu em três horas e meia de espetáculo grandes estrelas internacionais, como U2, Queen, Simple Minds, entre muitos outros. Amy Winehouse encerrou a noite cantando Free Nelson Mandela, verdadeiro hino da luta contra o racismo
O piloto britânico Lewis Hamilton, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, a apresentadora Oprah Winfrey e o ator Robert de Niro também estavam entre os convidados do aniversário.Ao abrir o show, chamado ao palco pelo ator Will Smith, Mandela agradeceu à cidade de Londres, que em 1988 também organizou um concerto pelo fim do regime do apartheid na África do Sul. Segundo Mandela, as músicas atravessaram os oceanos e serviram de inspiracão para os que estavam presos pelo governo sul-africano.
Outros quarto concertos já foram realizados desde 2003, dois na África do Sul, um na Espanha e um na Noruega. Em 2002, um filho de Mandela morreu com Aids.