Show Blind Guardian em Curitiba em 2023. O Blind Guardian existe de 1984 e já esteve pelo Brasil 7 vezes, sendo que a primeira em 1998. O guitarrista Marcus Siepen inclusive se casou com uma brasileira. E sabe o mais legal de tudo? As músicas, a maioria delas tem a ver com universos fantásticos.
Em 2023 estive no show de Curitiba, que fez parte da turnê The God Machine mesmo nome do 10 álbum de estúdio. A banda voltou a tocar por aqui, mesmo tendo vindo a menos de seis meses atrás no Summer Breeze, que é um festival anual de heavy metal alemão.
Blind Guardian
Na mitologia nórdica tem a ver com Valquírias. Espíritos de mulheres guerreiras que levavam mortos em batalha ao Valhalla, o salão dos guerreiros, onde lutariam e festejariam a serviço de Odin até a batalha final do Ragnarök.
- Intro
- Imaginations From the Other Side
- Blood of the Elves
- Nightfall
- The Script for My Requiem
- Violent Shadows
- Skalds and Shadows
- Blood Tears
- Secrets of the American Gods
- The Bard’s Song – In the Forest
- Majesty
- Traveler in Time
- Encore:
- Sacred Worlds
- Lord of the Rings
- Time Stands Still (At the Iron Hill)
- Valhalla
- Welcome to Dying
- Mirror Mirror
- Sacred Worlds
Opera de Arame em Curitiba
O Parque das Pedreiras e Memorial Jaime Lerner, no bairro Abranches, abriga a icônica Ópera de Arame e a estilosa Pedreira Paulo Leminski. O conjunto foi rebatizado, em dezembro de 2021, homenagem ao seu idealizador, arquiteto urbanista Jaime Lerner, três vezes prefeito de Curitiba.
A Ópera de Arame, de 1992, é o tablado de peças teatrais, shows, com atração extra: artistas e públicos são envolvidos pelo verde, o lago e, de acordo com o humor do clima, o céu vivamente estrelado ou não. Os três andares, em ferro tubular, tela aramada e policarbonato transparente são também marcos culturais e turísticos.
A Pedreira Paulo Leminski, bloco rochoso outrora explorado para a construção, é um impactante cenário para espetáculos ao ar livre, para até 20 mil espectadores. Paisagismo e infraestrutura repaginaram o paredão, valorizado por iluminação especial. De dia também impressiona. As visitas são cobradas pela DC Eventos Ltda., administradora da área desde 2012, concessionária da Prefeitura.