As Crônicas de Ivi – Tiranossauro Rex

eu em 2009 em Museu NY EUA

Tiranossauro Rex. Aqui algumas explicações bem legais, e alguns adendos sobre sua importância também no Universo Ivi. Mas que era este bicho carnívoro?

eu e minha filha Sofia em 2013 em Curitiba

O tiranossauro faz jus à sua reputação como um dos animais mais temíveis de todos os tempos. Suas mandíbulas poderosas tinham 60 dentes, cada um com até 20 cm de comprimento. Sua mordida era cerca de três vezes mais poderosa que a de um leão.

Marcas de mordida encontradas nos ossos fósseis do Triceratops e Edmontosaurus mostram que o Tiranossauro poderia triturar os ossos. A análise do esterco de tiranossauro fossilizado mostra que ele continha os ossos de suas presas.

Caçador ou limpador?

O crânio do tiranossauro tinha mais de 1,5 m de comprimento e a cavidade que abrigava a parte do cérebro responsável pelo cheiro era relativamente grande.

O tiranossauro teria usado seu bom olfato para caçar presas vivas e localizar cadáveres para vasculhar. Teria sido capaz de assustar outros catadores, por isso não precisava compartilhar.

Caçador solitário ou de matilha?

Alguns fósseis de tiranossauro mostram marcas de mordida de outros tiranossauros, por isso é claro que eles lutaram entre si, seja por comida ou por companheiros.

Sabemos que parentes próximos do tiranossauro às vezes viviam juntos porque existem fósseis de grupos que foram enterrados juntos, mas não sabemos ao certo se eles caçavam sozinhos ou em bandos como os leões e lobos hoje. Até agora, nenhum grupo de esqueletos de tiranossauro foi encontrado.

Detalhes taxonômicos

Dinossauros, Saurísquios, Theropoda, Neotheropoda, Tetanurae, Avetheropoda, Coelurosauria, Tyrannoraptora, Tyrannosauroidea, Tyrannosauridae, Tyrannosaurinae

Nomeado por: Osborn (1905)

Digite espécies: rex

Tipo de dinossauro: Terópode grande

Comprimento:12,0m

Peso:7000kg

Dieta: carnívora

Dentes: 60 dentes serrilhados, esmagadores de ossos, pontiagudos

Comida: outros animais

Como se move:em 2 pernas

Quando viveu: Cretáceo tardio, há 68-66 milhões de anos

Encontrado onde:Canadá, EUA… e no Vale do Medo em Ivi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Previous Story

Francisco Medina por ele mesmo

Next Story

As Crônicas de Ivi - A Lamborguini Verde em A Bruxa de EvoQue

Latest from Manual de Criaturas de Ivi

As Crônicas de Ivi – Pterossauros

Os pterossauros foram répteis voadores do período Mesozóico, e ao contrario do que muitos pensam não eram dinossauros. O grupo surgiu no Triássico Superior e desapareceu